PRF apreende 30m³ de carvão vegetal irregular na BR-402/MA

Agentes da Polícia Rodoviária Federal (PRF) apreenderam no km 19 da BR-402, entre os municípios de Rosário e Morros, no Baixo Munim, um carregamento irregular de carvão vegetal transportado sem autorização do órgão ambiental e sem nota fiscal. A mercadoria era transportada em um caminhão de carroceria fechada.

Por volta das 10h30 da manhã de sábado, 28 de setembro, uma equipe PRF em fiscalização de rotina realizava abordagens cerca de 10 quilômetros depois da cidade de Rosário, porção norte do estado do Maranhão, quando fiscalizou um caminhão branco, VW 13.150, vindo do município de Brejo/MA para a capital maranhense. Quando os policiais abriram o baú para verificar a mercadoria transportada constataram se tratar de sacaria de carvão vegetal produzido e transportado ilegalmente, sem documentação ambiental e sem documento fiscal. O carregamento estava sendo realizado pela BR-402 para fugir da fiscalização da Unidade Operacional de São Francisco, vez que a BR-222 por Chapadinha e Vargem Grande é o caminho usual para quem se desloca entre Brejo e São Luís.

A ocorrência foi levada para a UOP de Pedrinhas, onde foi feita a contagem, que resultou na quantidade aproximada de 30m³ de carvão originário de mata nativa.

A equipe fez a condução do motorista para a delegacia de Polícia Civil e os procedimentos de retenção do veículo e da carga, que ficarão a disposição do IBAMA para as providências cabíveis.